ADELITA PARRA

ADELITA PARRAIniciou seus estudos em dança flamenca aos onze anos, com a professora Maria do Carmo Guedes, na Academia Vitória Regia em Campinas, participando de apresentações em Campinas e região. Deu continuidade a seus estudos, em 1995, na Academia Íris Ativa fazendo aulas com a professora Lu Garcia e a Maestra La Mora. Começou a ministrar aulas no espaço Dell’Udi Atellier em 1997. Em 1998, entrou para o grupo profissional “Luna Flamenca”, onde participou de inúmeros espetáculos por Campinas e região, recebendo premiações em festivais como o “Festidança” em São José dos Campos – SP. No mesmo ano começou suas atividades docentes no Centro de Arte Flamenca de Campinas.

Em 2002, foi para a España, onde fez aulas com os professores, Javier La Torre, Eva La Yerba Buena, e La Truco, nas cidades de Madrid, Sevilla e Córdoba. Iniciou seu trabalho no Café Tablao, em 2003, ministrando aulas e participando do grupo profissional, onde fez inúmeras apresentações. Freqüentou workshops e cursos com profissionais renomados no Brasil como: Miguel Alonso, Fábio Rodrigues, Deborah Nefussi, Cilla Alonso, Cíntia Ruela, Yara Castro entre outros. Participou de cursos com os professores espanhóis La China, La Mora, Rafaela Carrasco, La Tacha, Pol Vaquero, Davi Paniagua, Nino de Los Reyes, além do workshop com a renomada bailaora Sara Baras no Teatro Municipal de São Paulo.

No ano de 2005, participou da turnê “Duas Nações, o mesmo palco”, que aconteceu nas cidades do Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Espetáculo realizado com bailaores brasileiros ao lado do renomado bailaor espanhol Pol Vaquero. Em eventos internacionais promovidos pelo Café Tablao, também participou de espetáculos ao lado de Nino de Los Reyes, David Paniagua e mais uma vez o bailaor Pol Vaquero. Até 2009 ministrou aulas no Café Tablao, onde bailou como solista, e continuou participando de espetáculos nacionais e internacionais como bailaora convidada. No ano de 2010, voltou a ministrar aulas no Centro de Arte Flamenca de Campinas.

Foto: Cassio Garcia