XIMENA ESPEJO

Bailaora, Estudou ballet clássico pelo método Royal Academy of Dancing e debutou nos palcos da cidade de Campinas aos seis anos de idade. Participou em festivais de dança como Passo de Arte e Festival de Dança de São José dos Campos. Iniciou os estudos em dança flamenca em 2008.

Em 2014, en Madri, Espanha, frequentou o Centro de Arte Flamenco y Danza Española Amor de Dios onde concluiu o Ciclo dedicado a la Formación completa del Baile Flamenco sob direção de La Truco. Participou como bailaora da edição do VI Aniversario de Brasil Flamenco Madrid sob direção de Yara Castro e Fernando de la Rua, na Sala Polana, Madri. Desde então, viaja anualmente à Espanha em temporada de estudos, participando do Festival de Jerez e em aulas com renomados maestros em Sevilha e Madri.

Artista convidada da XII Semana Maranhense de Dança, 15 a 21 de outubro de 2018, de espetáculos e projetos de importantes representantes da arte flamenca no Brasil, como do projeto selecionado pela 22a. Edição do Programa de Fomento à Dança da Secretaria Municipal de Cultura da cidade de São Paulo, sob direção de Alê Kalaf, 2018.

Ministra aulas e workshops de flamenco em São Paulo para crianças, jovens e adultos. Atua como bailaora solista em diferentes formatos de tablado, o típico quadro flamenco, compartilhando cena com músicos e bailaores que são referências no cenário flamenco brasileiro e expressivos artistas de sua geração.

foto: Elaine Campos