CURSOS

CURSOS

BAILE

CAF_Cursos_BaileO conjunto de cursos de “baile flamenco”, tem por objetivo apresentar ao aluno as técnicas dos diversos “bailes” que compõem a dança flamenca. Cada “baile” possui seu ritmo, estilo musical e estrutura coreográfica própria. Desta forma, a estrutura de aula inclui técnica de pés e braços, exercícios rítmicos, improvisação e coreografia. As aulas são acompanhadas por música ao vivo (guitarra flamenca), pois é essencial a integração entre bailaor(a) e músico na arte flamenca. No Centro de Arte Flamenca de Campinas, buscamos um método de trabalho flexível, visando permitir ao aluno participar de aulas em turmas adequadas ao seu nível técnico e seus interesses, o que faz aumentar seu aproveitamento e integração. Existem diversos cursos por tipo de baile e abordagem de ensino (Por Fiesta, Por Tangos, Por Fandangos, Por Colombianas, Por Tientos, Por alegrias)

 

TÉCNICAS DE BAILE

CAF_Cursos_TecnicaO curso de técnica de baile é direcionado para “bailaores” e tem por objetivo desenvolver e aprimorar técnicas específicas do baile flamenco como a técnica de pés, técnica de braços, técnica de giros e outras. Desta forma, as diversas técnicas utilizadas no baile flamenco são estudadas em detalhe, com o objetivo de facilitar o desenvolvimento do aluno nos cursos de baile regulares. Ele é complementar ao curso de baile flamenco e é destinado a alunos de todos os níveis, requerendo apenas uma formação básica de baile flamenco.

 

 

CASTANHOLACASTANHOLAS

O curso de castanholas ou “palillos”, como também é chamada em espanhol, tem por objetivo apresentar as técnicas básicas e avançadas desse instrumento usado por bailaores em determinados bailes flamencos. O curso é destinado a grupos e, além da técnica de toque de castanholas, também ensina como utilizar as castanholas nos bailes flamencos.

 

PARA NIÑOS

CAF_Cursos_Para_NinosO curso de dança flamenca para crianças e iniciação à arte flamenca, tem por objetivo apresentar às crianças de seis a dez anos, além da iniciação à dança flamenca, outros elementos dessa cultura, como ritmo, um pouco da língua e história da Espanha. Ele tem um currículo elaborado especialmente para essa faixa etária, com ênfase ao desenvolvimento postural correto e à preparação da criança para o conhecimento de uma nova cultura indispensável para se desenvolver essa arte com ênfase nos aspectos lúdicos e de desenvolvimento da coordenação motora, expressão, ritmo e musicalidade. Os cursos de dança flamenca para crianças são indicados para todas as crianças nessa faixa etária e o Centro de Arte Flamenca de Campinas é pioneiro nesta iniciativa, neste segmento a mais de 15 anos.

 

CAF_Cursos_La_mejor_edadA SU RITMO

Este curso apresenta ao aluno as técnicas dos diversos bailes que compõem a dança flamenca, numa abordagem mais descontraída, que se adéqua ao ritmo e às características físicas  dos seus alunos. O currículo é elaborado de forma específica para cada faixa etária, dando ênfase ao lazer e mantendo a carga física dos exercícios em níveis adequados às condições físicas de cada aluno. Permite ao aluno desfrutar do Flamenco em qualquer idade, como é comum entre os flamencos na Espanha.

 

Foto de Capa: Cassio Garcia