Cursos do CAF

Aulas Presenciais

Aulas em grupo nas dependencias do CAF, incluindo aulas de dança flamenca nos seus vários níveis, aula de castanholas, aula de bata de cola e de ritmos flamencos

Aulas Online

Aulas em grupo via internet incluindo as modalidades apresentadas para aulas presenciais que possam ser ministradas online. Ideal para quem mora em outra cidade ou estado

Aulas Individuais

Podem ser presenciais ou online nas diversas modalidades apresentadas para as aulas em grupo. Aulas online são ideais para quem mora em outra cidade ou estado

Professores

Lu Garcia

Bailaora”, professora e proprietária do Centro de Arte Flamenca de Campinas, iniciou seus estudos em dança aos nove anos de idade em Campinas/SP e atuou com bailaria clássica e contemporânea até 1990 quando mudou-se para Madrid, Espanha, onde começou seus estudos na arte flamenca. Em 1991 retornou ao Brasil e começou a ministrar aulas de dança flamenca na cidade de Campinas/SP, além de realizar shows, workshop e cursos por todo o Brasil.

Desde então vem se aperfeiçoando continuamente no Brasil e na Espanha, tendo como principais professores de flamenco: Pedro Cordoba, Kuky Moreira, Carmela Greco, Adrián Gália, LaChina, La Mora, Manuel Reyes, Rafaela Carrasco, Maria Magdalena, Juana Amaya, Belém Fernandez, Javier Latorre e La Chique de Jerez, Carmen La Talegona, La Truco, Concha Jareño, Pedro Córdoba, Luciano de Paula, Déborah Nefussi, Georgia Gugliota, Tereza Artigas, Cylla Alonso, Aquilas Mendes, Ana Morena e Cíntia Ruela. Em 1997 fundou o Centro de Arte Flamenca de Campinas, primeira escola especializada em Arte Flamenca do interior de São Paulo, que teve grande influência no desenvolvimento do ambiente flamenco da cidade de Campinas, hoje um do polos flamencos de maior preponderância no cenário brasileiro.

Formada em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas é professora e diretora do Centro de Arte Flamenca de Campinas. Além dessas atividades também atua na promoção de eventos culturais relacionados a arte flamenca, tendo coordenado a programação de arte flamenca em diversas edições da Semana Espanhola de Campinas, promovidas pelo Vice-consulado Espanhol de Campinas e Região. Por sua atuação na divulgação da arte flamenca, recebeu a Medalha Carlos Gomes, que é outorgado pela Câmara Municipal de Campinas àqueles profissionais que se destacam na produção cultural da cidade. Quase todos os anos volta à Espanha para aprimorar-se na dança flamenca que hoje é sua arte e sua vida.

Ximena Espejo

Bailaora, estudou ballet clássico pelo método Royal Academy of Dancing e debutou nos palcos da cidade de Campinas aos seis anos de idade. Participou em festivais de dança como Passo de Arte e Festival de Dança de São José dos Campos. Iniciou os estudos em dança flamenca em 2008.Em 2014, en Madri, Espanha, frequentou o Centro de Arte Flamenco y Danza Española Amor de Dios onde concluiu o Ciclo dedicado a la Formación completa del Baile Flamenco sob direção de La Truco. Participou como bailaora da edição do VI Aniversario de Brasil Flamenco Madrid sob direção de Yara Castro e Fernando de la Rua, na Sala Polana, Madri. Desde então, viaja anualmente à Espanha em temporada de estudos, participando do Festival de Jerez e em aulas com renomados maestros em Sevilha e Madri.Artista convidada da XII Semana Maranhense de Dança, 15 a 21 de outubro de 2018, de espetáculos e projetos de importantes representantes da arte flamenca no Brasil, como do projeto selecionado pela 22a. Edição do Programa de Fomento à Dança da Secretaria Municipal de Cultura da cidade de São Paulo, sob direção de Alê Kalaf, 2018. Ministra aulas e workshops de flamenco em São Paulo para crianças, jovens e adultos. Atua como bailaora solista em diferentes formatos de tablado, o típico quadro flamenco, compartilhando cena com músicos e bailaores que são referências no cenário flamenco brasileiro e expressivos artistas de sua geração.

Verena Menichelli

Professora e bailarina profissional de flamenco desde 1996, iniciou seus estudos de dança no balé clássico e em 1993 descobriu o flamenco com Lú Garcia. No Brasil, fez parte das companhias Luna Flamenca e D’art Flamenco. Foi diretora dos grupos amadores Corpo Livre e Compás. Como coreógrafa, ganhou inúmeros prêmios nos festivais mais renomados do país. E como professora, iniciou a formação de alguns dos nomes mais importantes do flamenco nacional.
Residiu em Madri de 2002 a 2007, buscando um conhecimento mais profundo da cultura espanhola. Nesse período, estudou regularmente com grandes nomes do flamenco e se apresentou nos tablados Los Gabrieles e Las Tablas.
Em 2007, mudou-se para Londres onde seguiu dando aulas e colaborando como bailaora para marcantes entidades da dança inglesa: Peacock Theatre, Sadlers Wells Theatre, Escuela de Baile e Peña de Londres. Atuou em diversos programas de televisão na BBC e CBBC. Viajou pela Inglaterra se apresentando com a companhia Flamenco Pasión.
Voltou para o Brasil em 2020 e retoma as atividades docentes de flamenco em 2022, para celebrar os 25 anos do CAF

Inscreva-se nas redes sociais do CAF e receba informações de novos cursos e eventos