CURSOS

CAF_Cursos_BaileO Centro de Arte Flamenca apresenta um conjunto de cursos que visa levar as técnicas da Arte Flamenca que incluem tanto o baile em seus vários níveis quanto os elementos que os bailaores utilizam nos diversos bailes, tais como castanholas, mantón, abanicos e bata de cola. Existem cursos para iniciantes, que nunca tiveram nenhuma aula de dança flamenca e cursos que vão acompanhando a evolução do aluno nas técnicas do flamenco, evoluindo para cursos básicos, intermediários e avançados.

Os cursos de dança flamenca, tem por objetivo apresentar ao aluno as técnicas dos diversos “bailes” que compõem a dança flamenca. Cada “baile” possui seu ritmo, estilo musical e estrutura coreográfica própria. Desta forma, a estrutura de aula inclui técnica de pés e braços, exercícios rítmicos, improvisação e coreografia. Em função do nível do curso e em ocasiões especiais, preparando para apresentação, algumas aulas poderão ser acompanhadas por música ao vivo (guitarra flamenca), para permitir ao aluno compreender a integração entre bailaor(a) e músico na arte flamenca. No Centro de Arte Flamenca de Campinas, buscamos um método de trabalho flexível, visando permitir ao aluno participar de aulas em turmas adequadas ao seu nível técnico e seus interesses, o que faz aumentar seu aproveitamento e integração.

Com a evolução do aluno nas técnicas da Arte Flamenca, o CAF também pode oferecer para os níveis intermediário e avançado, cursos de técnica de baile com o objetivo de desenvolver e aprimorar técnicas específicas do baile flamenco como a técnica de pés, técnica de braços, técnica de giros e outras. Desta forma, as diversas técnicas utilizadas no baile flamenco são estudadas em detalhe, com o objetivo de facilitar o desenvolvimento dos alunos

CASTANHOLAAlem das aulas de baile, o CAF também oferece como parte dos cursos regulares de baile ou em cursos específicos, aulas sobre os elementos que complementam a dança flamenca ou requerem técnicas específicas, tais como castanholas, bata de cola, mantón, abanico.

As técnicas de castanholas, por exemplo, podem ser ensinadas como parte de uma curso de algum baile flamenco que as utilizem ou podem ministradas num cirso de castanholas específico. O curso de castanholas ou “palillos”, como também é chamada em espanhol, tem por objetivo apresentar as técnicas básicas e avançadas desse instrumento usado por bailaores em determinados bailes flamencos. O curso é destinado a grupos e, além da técnica de toque de castanholas, também ensina como utilizar as castanholas nos bailes flamencos.

CAF_Cursos_Para_NinosOs cursos de Arte Flamenca do CAF se destinam à todas as idades e incluem cursos específicos para crianças. O curso de dança flamenca para crianças e iniciação à arte flamenca, tem por objetivo apresentar às crianças de seis a dez anos, além da iniciação à dança flamenca, outros elementos dessa cultura, como ritmo, um pouco da língua e história da Espanha. Ele tem um currículo elaborado especialmente para essa faixa etária, com ênfase ao desenvolvimento postural correto e à preparação da criança para o conhecimento de uma nova cultura indispensável para se desenvolver essa arte com ênfase nos aspectos lúdicos e de desenvolvimento da coordenação motora, expressão, ritmo e musicalidade. Os cursos de dança flamenca para crianças são indicados para todas as crianças nessa faixa etária e o Centro de Arte Flamenca de Campinas é pioneiro nesta iniciativa, neste segmento a mais de 15 anos.

CAF_Cursos_La_mejor_edadComo o flamenco é uma dança que se pratica em todas as idades o CAF também pode oferecer cursos para aqueles que querem desfrutar dessa Arte mas de uma forma adequada às suas capacidades físicas. Estes cursos apresentam ao aluno as técnicas dos diversos bailes que compõem a dança flamenca, numa abordagem mais descontraída, que se adéqua ao ritmo e às características físicas  dos seus alunos. O currículo é elaborado de forma específica para cada faixa etária, dando ênfase ao lazer e mantendo a carga física dos exercícios em níveis adequados às condições físicas de cada aluno. Permite ao aluno desfrutar do Flamenco em qualquer idade, como é comum entre os flamencos na Espanha.

 

Foto de Capa: Cassio Garcia